terça-feira, 29 de abril de 2008

Responsabilidade

"Seja responsável!"
É a expressão que ouvimos desde os primórdios da adolescência!
Para conquistarmos o título de pessoas responsáveis limpamos a casa, fazemos a compra do mês, economizamos luz, sustentamos nossos filhos, estudamos, tiramos boas notas, dirigimos com consciência, calibramos os pneus e trocamos o óleo, alimentamos o cachorro, aguamos as plantas, trabalhamos com seriedade, pagamos nossas contas em dia (pelo menos tentamos!).
Às mulheres tem uma carga estendida de responsabilidade em função da aparência. Então ainda somos cobradas pela responsabilidade com nosso corpo! Regime, cabelo, depilação, perfume, academia, beleza, beleza, beleza...
Mas o que muitas pessoas esquecem é de, nesse atropelo todo, serem responsáveis com os SENTIMENTOS dos outros. A frase do Pequeno Príncipe deveria ser a máxima da existência : "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas".
Se cativei o amor, a admiração, a consideração a solidariedade de alguém, não é justo que de uma hora pra outra eu passe a desconsiderar tais sentimentos em minhas ações!
Não posso trair a lealdade e a confiança de alguém! É desumano! É desestruturante!
Considero o mal moderno o individualismo exacerbado. " O que você quer fazer? Como você se sente? Para onde você vai?"
Patavinas! Ninguém vive sozinho no mundo! Todo mundo precisa de alguém desde o momento em que nasce, como vai poder viver considerando APENAS e unicamente os seus próprios sentimentos? É por isso que o conceito de sociedade nos parece tão irreal...
Em psicologia aprendemos que é através da concepção que fazemos dos outros, que conhecemos a nós mesmos. Pois bem, se eu não consigo enxergar efetivamente o outro, não sei ao certo que sou, talvez apenas consiga definir-me como "Responsável".
Beijos!


Joanna

Nenhum comentário: