domingo, 13 de abril de 2008

INSTANTES

Já reparou como o instante, esse milésimo de frações de segundo, faz a mais incrível diferença ?
Por um instante, a gente pega a chave errada, o ônibus errado. Por apenas um passo, a bala pedida acerta o pedestre...
Por um instante, o recorde mundial é quebrado, os números da sena são sorteados, apaixona-se por um sorriso...
Um instante. Um instante em que não paramos para pensar no outro, que discutimos por dinheiro, que não pisamos no freio, que puxamos o gatilho da indiferença e da incompreensão.
Um instante em que não colocamos o cinto de segurança, um instante de insanidade e correria e transformamos nossos carros em armas mortais. Um instante em que não paramos pra pensar e lá se vai o mundo de alguém.
E ali, além da dor da perda física fica o remorso pelo abraço que não foi dado, pelo amor não demonstrado, pelas palavras que nunca serão proferidas, pelo perdão que nunca será concedido.
O coração bate agora e no instante seguinte, não mais. Tudo isso porque dentro de um ciclo vicioso de ter - consumir – ser, não paramos para refletir sobre como esse modo de viver é fútil e errado. Todos estamos preocupados em saber quem vai ganhar a discussão, quem está certo, quem está errado, quem ganha mais, quem veste o que, quem sabe mais?
Mas no instante em que o fio de vida nos abandona, quem é melhor? Quem estava certo? Quem teve mais dos outros ou quem deu mais de si? Quem viu o sol nascer por algumas vezes ou quem dormiu todo dia até tarde? Quem desviou a rota pra ajudar um amigo ou aquele que disse não pra economizar o combustível? Aquele que foi dormir cedo pra acordar bem no dia seguinte ou quem perdeu uma noite de sono nos braços de quem ama?
A vida muda em um instante. Seja pelo sorriso, seja pela lágrima. Não espere a tragédia bater em sua porta, não espere o carro novo, o emprego sonhado, o dia do aniversário, um pedido de desculpas. Seja feliz agora. Distribua sorrisos agora. Peça perdão agora. Respire o ar puro agora. Diga que ama agora. Faça seu dia importante agora. Dê o melhor de si, agora.
Este é o único instante em que podemos fazer alguma coisa...

Joanna

Nenhum comentário: