quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Confiança e frustração

Ontem, na aula de psicologia estudávamos o ciclo motivacional, quando chegamos a ela, a frustração.
Sabemos que a frustração provém do fato de não conseguirmos algo que queríamos, ou não recebermos o que esperávamos. Sabe-se também, que a frustração pode gerar a violência contra quem a causa ou, pior, a apatia.
Apatia acontece quando você quer muito uma coisa e não tem. Você insiste, insiste e continua não tendo. Daí de uma hora pra outra isso pára de ter importância pra você. É o tanto faz. Perde-se o Tesão, a Vontade, o Desejo de realizar determinada coisa, de concretizar determinado sonho....ah! danadinha essa apatia...
A frustração está ainda relacionada com a decepção, que vem da confiança abalada, da expectativa não atendida. No site Wikipédia ( novo aurélio) confiança é definida como "o ato de deixar de analisar se um fato é ou não verdadeiro, entregando essa análise à fonte de onde provém a informação e simplesmente absorvendo-a. A confiança é muito subjetiva porque não pode ser medida, é preciso acreditar em alguém e conhecê-lo para poder confiar. Confiança é o resultado do conhecimento sobre alguém...."
Parece confuso né? Mas no final não é. A gente confia em quem a gente conhece. Realmente conhece. Isso incluí os outros e a gente mesmo.
Confiança se conquista pelos atos, pelos gestos, não pelas palavras. É fácil dizer "pode confiar em mim". A gente só confia depois de tempo, muito tempo. Confiamos depois de necessidades atendidas, carinhos expostos, gestos de atenção. Depois que sentimos que a pessoa realmente se importa com os nossos sentimentos, com nossas dores, como nossa felicidade, com nosso bem estar. E não apenas por falar, mas por demonstrar. É o ver, o vivenciar para crer. Daí sim, confiamos, absolutamente...ou quase.
Motivação, frustração, apatia, confiança, decepção....Com quantos sentimentos contraditórios lidamos todos os dias!
Você se motiva, não consegue, se frustra, tenta de novo, fica apático....
Você confia, é decepcionado, aprende a confiar de novo.
Eita, aprendizado nosso de cada dia!

Nenhum comentário: