quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Invictus

Assisti o filme Invictus, inspirado em Nelson Mandela dia desses. Mais que a história de uma vida, assistimos lições, lições que a vida teima em ensinar e a gente, muitas vezes teima em não aprender. Mas ali, cara a cara, frente a frente, fica mais difícil fingir que não é com a gente.
São lições de perseverança, de perdão e principalmente de fé. Fé em sí mesmo e fé nas pessoas. As pessoas mudam. As coisas mudam. O Mundo muda. Mas a mudança tem que partir da gente. Temos que fazer diferente de tudo que está sendo feito. Temos que ter fé, que nada é em vão e que nada é por acaso.
No filme, Mandela compartilha um poema, que o fazia levantar da cama nos dias ruins. Eu o procurei e agora compartilho com vocês também, para que ele também sirva de fonte motivadora, quando não quisermos mais sair da cama para enfrentar o mundo. Que nos sirva de inspiração, quando acharmos que não podemos fazer a diferença.
Sim, éu posso. Você pode. Nós podemos!


Invictus (tradução)
Noite à fora que me cobre
Negra como um breu de ponta a ponta,
Eu agradeço, a quem forem os deuses
Por minha alma incansável.
Nas cruéis garras da circunstância
Eu não fiz cara feia ou sequer gritei.
Sob as pauladas da sorte
Minha cabeça está sangrenta, mas não rebaixada.
Além deste lugar de raiva e lágrimas
É iminente o horror da escuridão,
E ainda o avançar dos anos
Encontra, e me encontrará, sem medo.
Não importa o quão estreito seja o portão,
O quão carregado com castigos esteja o pergaminho,
Eu sou o mestre de meu destino;
Eu sou o capitão de minha alma.

Um comentário:

Maria Fernandes Pinheiro disse...

Joana, gostei muito de seu comentário do excelente filme Invictus.
O filme nos dá lição de paciência, persistência, respeito...
Você foi brilhante no comentário, finalilzando com
o motivador poema e seu final inspirador: “Eu sou o mestre de meu destino;
Eu sou o capitão de minha alma.” – Basta sempre lembrar !!!
Que você sempre tenha muito brilho em sua vida !!!